quarta-feira, maio 13, 2009

Como ajudar/corrigir a pega do bebé:

MOMENTO:
Antes do bebé estar a chorar, quando está tranquilo, mas achamos que vai começar a ficar com fome (o choro é um sinal tardio de fome).

LOCAL:
Convem estar num local calmo, com alguma privacidade (caso este seja um factor importante para nós), um copo de água ao lado (costumamos ter sede quando damos de mamar) e um sitio muito confortavel (uma boa cadeira, uma cadeira de baloiço, etc.). O auxilio de almofadas, em particular almofadas de amamentação podem ajudar.


POSIÇÃO:
O bebé deverá estar alinhado com a mãe, sem ter o pescoço torcido nem com a cabeça virada para o lado (alguem consegue beber água com a cabeça virada?). A nossa barriga frente a frente com a barriga do bebé. A cabeça do bebé deve estar colocada antes da mama, de modo a ajudar que este para pegar na mama tenha mesmo que abrir bem a boca. Não devemos empurrar a cabeça do bebé contra a mama, mas permitir que este lá chegue orientando o seu corpo correctamente.


PEGA:
1. tocar no labio superior do bebé, com o nosso mamilo suavemente. Quando o fazem, o bebé abre a boca no maximo que consegue (sabemos que a boca está completamente aberta porque o queixo chega ao pescoço).


2. No microsegundo em que o bebé têm a boca completamente aberta, permitimos que pegue na mama, sendo que devemos direcionar o mamilo/mama para o palato na boca do bebé (céu da boca).


SINAIS DE UMA BOA PEGA:
-não doi quando o bebé mama
-os lábios ficam virados para fora
-a areola do nosso mamilo fica praticamente toda dentro da boca do bebé, sendo que a unica parte que fica de fora é a parte superior. Se o bebé pegar só no mamilo, a pega está incorrecta.
-o queixo fica esparrapachado na mama da mãe
-ouvimos o bebé a deglutir

(...)

Videos:

http://www.youtube.com/watch?v=RzptXRlEMV8


Sem comentários:

Contribuidores