quarta-feira, março 04, 2009

NOTA: Este post ainda não está terminado, pois não tive tempo :-D

Que cadeiras colocar no carro, com os nossos filhos?

Porque andar com uma cadeira virada para trás?

Dados

Why rear facing? http://www.car-safety.org/rearface.html

Segundo a APSI (http://www.apsi.org.pt/), deveriamos andar com os miudos virados para trás sempre que possivel. No entanto em Portugal, apenas usamos até aos 9 kilos, aproximadamente, (ou seja, enquano estão no ovinho). A minha primeira reacção, como a de muitos pais) foi: e onde é que colocam as pernas? Depois, lá me fui embrenhando no assunto, pesquisando e navegando até que fiquei realmente convencida. Os miudos andarem virados para trás, chega a ser 5 vezes mais seguro do que para a frente. O unico senão, é q dificuldade em comprar as ditas cadeiras, no mercado Português.

Vendem-se na Volvo (dois modelos, um sem isofix da propria marca volvo e outro com isofix da BRITAX: ‘Britax FixWay ISOFIX’). De resto, temos de encomendar pela net. Hoje em dia, já há vários sites que disponibilizam as cadeiras e as podem enviar. Há alguns foruns de discussão sobre o assunto... enfim, mais uma realidade paralela á nossa... da qual pouco sabemos.

Estudo divulgado pela APSI: http://www.apsi.org.pt/conteudo.php?mid=24101112,2410111216

“a APSI aconselha que as crianças sejam sempre transportadas no automóvel em cadeirinhas voltadas para trás, até o mais tarde possível, mas no mínimo até aos 18 meses de idade, devido ao grande peso da cabeça e à fragilidade do seu pescoço. A cadeira ideal para os primeiros meses é a cadeira do grupo 0+ (aprovada até aos 13 Kg de peso), que deverá ser utilizada até o mais tarde possível. Pode ser utilizada enquanto a criança não atingir os 13 Kg de peso, desde que a cabeça esteja bem apoiada nas costas da cadeira. Muitas vezes os pais trocam de cadeira demasiado cedo apenas porque os pés da criança começam a bater nas costas do assento do automóvel mas isto não é motivo para tal. A criança pode viajar de pernas dobradas ou encolhidas sem que isso interfira com a sua segurança. Se lhe tirar os sapatos ganhará espaço para a criança mexer melhor as pernas. O que queremos é proteger a cabeça grande e pesada da criança e o seu pescoço muito frágil e realmente esta cadeira é a mais adequada, fácil de utilizar e que tem menos erros de instalação, daí o interesse em prolongar pelo maior tempo possível a sua utilização.”

F.A.Q. (perguntas frequentes)

  1. E as pernas dos miudos Se ficarem dobradas?
  2. Com isofix ou sem isofix?
  3. A cadeira cabe no meu carro?

Mais informação… (from adventured dad)

The Swedes started using the rear facing seats in 1965(!). It was not common back then but I sat rear facing in a car seat in 1967. The seats have changed a lot since then but the basics are still the same. The main feature of the Swedish seats are very easy install and of course that children can ride rear facing until 4-6 years. Just how large is the safety difference between forward and rear facing? It's enormous.

It's 500% safer for a 12 month old baby to ride rear facing in a car compared to forward facing. Let me explain these numbers further. Lets say we have 100 traffic accidents. With rear facing, 8 children will die or become severely injured. 92 will walk away fine. WIth forward facing, 40 kids will die or become severely paralyzed and 60 will walk away fine. It's a very large difference.

The Swedish seats are certified for use in Europe (ECE R44) and many other countries. That means they are perfectly legal to use in Portugal.

Like I mentioned, one large advantage with the Swedish seats, except for safety, is the easy install. The seats are installed rear facing with seatbelt and then tightened under front seat with two straps. No special equipment needed. Seats can also be used in front seat, it's as safe as the rear but please make sure airbag is disabled. In some cars, there are special "d-rings" already available in the car which can be used for the seat. But this is not necessary. Seats can be used in virtually any car and also in vans/minivans.

OUTROS

Então é assim, a Hi-way só dá para andarem virados para trás (ou seja, se não convencem os miudos a irem nesta posição, não podem usar-la). A multi-tech e a two-way dá para andarem para a frente ou para trás, até aos 25kilos. A Multitech é suposto ser mais confortavel e é dos ultimos modelos,.... mas também é um pouco mais cara.

A Multitech e a Hi-way têm uma barra que assenta no chão do carro... no meu caso que tenho um Renault Scenic, e que este têm uns compartimentos para guardar tralha no chão, não dá para usar com estes dois modelos (isto disseram-me na loja de UK, onde há muitos scenics). Por isso, estou a ponderar a Two-way As cadeiras pesam cerca de 10 kilos cada uma, e parece que é fácil mudar de carro. Eles dizem que não usam muito os modelos com isofix, nem o recomendaram na propria BRITAX Sueca. dizem que estes modelos têm de ser colocados com uma base e que se usam sobretudo com os ovinhos

Em qualquer um dos casos, todas as cadeiras prendem com uns cintos no banco da frente (são os tais que se vêm nas fotos), o que torna a mobilidade do banco da frente reduzida (ou seja, não dá para puchar para a frente e para trás, quando a cadeira está colocada mas pode fazer-se libertando as cintas). Este modelo/marca ocupam relativamente pouco espaço (menos do que a mobi da maxicosi ou a RECARO por exemplo) sendo que podem ser instalados quer no lugar do conductor quer do passageiro (no meu carro). Depois ele vendem umas capas e uns espelhos para vermos os putos. Estas cadeiras são mais altas que as normais, por isso os putos não perdem visibilidade...

Enfim... agora estou a pedir orçamentos para a two-way
SmileEm UK sai ~196pounds+80 de gastos de envio. Encontrei uma empresa Sueca que ficaria por 260€ com portes incluidos...

Sites e Foruns

Site inglês sobre o tema: http://www.rearfacing.co.uk/

Blog: http://kidsincars.blogspot.com/

Ilustração sobre isofix: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIa2lwolpMBg9f2tiIIK_Kepis9wkP7nuc4Dd67sAVa3Mii3O7lYl7JxXPvqrJWUlBb15c68kUHNp609n2NVE3ekjAsdrxF9SKIzpOVK9czVphe_n1lL-xcS2hqu6KIFzm3XxGEA/s1600-h/Isofix.jpg

If the car seat is correctly installed using the cars seat belt their is no difference in the safety between a car seat installed with isofix and a car seat fastend with seat belts.

Fotos de putos virados para trás: http://forum.nybaktmamma.com/bilsikring-f392/nms-eget-bakovervendtgalleri-524428/

www.rearfacingcarseats.com


Videos



http://www.youtube.com/watch?v=fKIeExpDLDA

http://www.youtube.com/watch?v=CWgnuTH6mqQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Y2DVfqFhseo&feature=related

http://www.telegraph.co.uk/motoring/safety/2746937/Children---the-future-is-behind-you.html

Caracteristicas das cadeiras

Marca

Site

Modelo

Para trás

Para frente

Isofix

Dormir

Caracteristicas

Instalação

Maxi-cosi

http://maxicosi.nl/

Mobi

Sim

Popular rear facing only seat to 55 lbs. which is easy to install. Has different positions for reclining seat.

http://maxicosi.nl/media/instructiefilm/maxicosi/Mobi-GB-GBAi.swf

BeSafe

http://www.hts.no/

Izi Kid X1

Norwegian seat with a little different construction. Rear facing until 18 kg. Not so easy to install, also takes lots of room and is heavy. Seat can be reclined in five different positions.

Britax

Secura

0-25kg

Hi-Way

0-25kg

Best seller which does rear facing until 55 lbs. No forward facing. Easy to install, fairly light, and good allround seat. I use this one for my now 2 year old daughter and previously my son. My son who is quite tall (95th percentile on height) made it to 4 years rear facing in this seat.

Two-way Elite

9-25kg

Compativel com carros com compartimentos no solo (unico modelo sem a alavanca). Popular seat with foreigners (mostly Americans) which can handle rear facing until 55 lbs, forward facing to 55 lbs with internal harness (one of very few European seats), and forward facing as a belt positioning booster until 55 bls. Very high seat shell, as high as Multi Tech, means rear facing until 5-6 years.

Multi Tech

9-25kg

New and nice combination seat. Can handle rear facing until 25 kg. (55 lbs), forward facing until 18 kg. (40 lbs) with internal harness (not really used here), and also forward facing as a belt positioning booster until 55 lbs (age 7-9 or so). Great seat which is easy to install but also the most expensive. This seat can be used for a very long time which may justify higher cost. usam dos 8 meses aos 8 anos!!! Bakward+forward; MT can be used until 25 kg. but only as long as your child is REAR FACING. The forward facing limit with harness is 18kg.

http://britax.se/pdffiler/Multi-tech2008ny.pdf

FixWay

0-18kg

Sim

http://www.briocarseats.co.nz/BRIO_NET/Corporate/?b=7

Brio Zento

0-25kg

15-25kg 12-18kg como cadeira

15-25kg como assento elevatorio

Rear facing to 55 lbs., forward facing with harness to 40 lbs, and forward facing as a belt positioning boster to 55 lbs. Easy to install.

Measures:

Bottom slot: 19.8cm (7.8 inches)
Top slot: 36cm(14.2 inches)
Shell height (from seating position to top of seat): 57cm (22.4 inches)

http://www.briocarseats.co.nz/BRIO_NET/Corporate/?b=7

Graco/Akta

http://www.akta.se.oas.funcform.se/

Cosmic

279€

*** fotos de cadeiras com miudos grandes: http://www.car-seat.org/archive/index.php/t-25323.html

Reviews from british consumers: http://www.rearfacing.co.uk/forum.php

review on Brio ZENT

http://www.car-seat.org/showthread.php?t=37085

Onde e como comprar?

Site

e-mail

Modelo

Preço cadeira

Portes de envio

www.rearfacingcarseats.com

Maxi-Cosi MOBI

320€

30€

http://www.babyland.se/

ehandel@babyland.se

MOBI

2 895 SEK

345 SEK

http://www.incarsafetycentre.co.uk/

info@incarsafetycentre.co.uk

2-Way Elite

£185

£196.75 (preço FEB09)

£87

http://www.adventuredad.com/

ad@adventuredad.com

2-Way

315€

Multitech

395€

Hi-way

320€

Brio Zento

345€

Mobi

345€

VOLVO Portugal http://www.volvocars.com/pt/models/Accessories/S40/Pages/default.aspx

Volvo

210€

Britax FixWay ISOFIX

350€

1 Swedish kronor

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá

Eu sou proprietária de uma loja de bebé e tenho.me visto aflita para conseguir a representação da Britax nas rear-facing autos.

A propria distribuidora portuguesa diz que nao sao comercializadas em Portugal...acho inadmissível que nos países nordicos tenham direito às cadeiras mais seguras no mercado,e que aqui nos "cortem as pernas"...


Cariana Bebé

Contribuidores