sexta-feira, setembro 12, 2008

As malfadadas cólicas:

Dizem que todos têm. A intensidade/duração varia de bebé para bebé.
Há truques que se usam para diminuir o problema.
  1. O principal é andarem com os bebés ao colo ou em slings/panos (de preferencia em posição fetal). Os bebés que são manuseados não têm cólicas.
  2. A forma como o bebé mama (pega na mama) e o tempo que os bebés mamam em cada mama, também pode influenciar nas causas. Por isso, devemos sempre dar de mamar durante todo o tempo que o bebé quiser, de cada mama- o leite não é sempre igual, vai mudando ao longo do tempo da mamada e é fundamental que o bebe mame do 'segundo' tipo de leite, mais calórico. O que é certo, é que os bebé de mama têm menos cólicas que os de biberão :-)
  3. Todos os dias faço exercícios com o T. se posso, de manhã e á noite. Pelo menos, um pouco de bicicleta sempre que mudamos as fraldas. Tenho um livro que adoro, onde encontramos exercícios simples para fazer com os bebés. Acho que é fundamental passar pelo menos meia hora de manhã e à noite com eles a brincar (BRINCAR COM O BEBÉ, de Anne Knecht - Boyer, editora edicare). O que tenho verificado, é que mais do que qualquer brinquedo que lhe possa por à frente, o Tiago até aos cinco meses prefere brincar com pessoas.
  4. Dobrar os joelhos contra a barriga, simultaneamente que se afastam ligeiramente as nádegas com a base das mãos.
  5. A posição ao colo, virado para baixo, com o apoio da nossa mão, também funcionou bem.
  6. Há umas massagens próprias para a barriguita. No entanto, apenas massajear circularmente, no sentido dos ponteiros do relógio, funciona. Podemos usar óleo de amêndoas doces, por exemplo.
  7. Dizem que a banheira tummy-tub/shantala ajuda (custa 15€, dá para usar-se como um balde para a roupa depois, compra-se aqui, por exemplo e poupa água - para além de não ocupar espaço).
  8. Dizem que se as mães que amamentam, tomarem infusões de erva doce ou "fennel", que pode ajudar.
  9. A alimentação da mãe. Eu tentei comer uma alimentação rica em fibra, para não haver problemas, assim como um par de iogurtes por dia, mínimo.

1 comentário:

P e M disse...

Tenho de comer mais melancia!!! ;o)

Ou talvez não... :o)

Pelo menos por enquanto.

É que por enquanto a minha ervilhinha de cheiro já me dá àgua pelas barbas (que não tenho).

P&M

Contribuidores